domingo, 12 de janeiro de 2014

♥ :: Organização de materiais (linhas) :: ♥

Há já algum tempo que venho a receber emails questionando-me sobre a forma como organizo os meus materiais de ponto cruz.

Resolvi fotografar alguns dos meus materiais, decidi começar pelas linhas, pois julgo serem os materiais que, existindo em maior quantidade, são mais difíceis de manter arrumados e organizados. De seguida, explicarei pormenorizadamente a forma como cada material está arrumado e em que momentos os organizo dessa forma.

Alguns dos meus materiais de ponto cruz

Algumas formas de organização das minhas linhas de ponto cruz

1. Caixas organizadoras

Quando compro as meadas de linha para o ponto cruz, sejam Anchor ou DMC, normalmente, enrolo o cordão da meada em placas de cartão ou plásticas destinadas a esse efeito e que se encontram à venda em qualquer retrosaria. Nessas placas coloco a indicação da marca e do número de cada linha para não haver confusões futuras.

Geralmente, as meadas Anchor ficam enroladas em placas de cartão, em que escrevo a caneta o número da linha. Se não há indicação da marca e a placa é de cartão, de certeza que a linha é Anchor.

As meadas da DMC são enroladas em placas da própria marca, que já têm num dos cantinhos o logótipo (para não haver enganos) e, no canto oposto, colo uma etiqueta com o número da linha. 
Há uns meses, comprei etiquetas autocolantes da DMC com todos os números das linhas de ponto cruz da marca. Assim, sei sempre se já tenho, ou não, uma placa com aquela linha.
Quando não tenho placas plásticas, utilizo placas de cartão e escrevo DMC e o número da linha com caneta. Quando essa linha acabar, e voltar a comprá-la, tento enrolá-la numa placa plástica DMC.
As placas plásticas DMC são vendidas em embalagens de 28 placas. No entanto, existem placas (de cartão e plástico) de outras marcas que são vendidas avulso.

Linhas DMC enroladas em placas plásticas e etiquetas autocolantes com os números das linhas DMC
De seguida, guardo as placas com as linhas, por ordem numérica (para ser mais fácil encontrar a linha pretendida), em caixas organizadoras da respetiva marca. Por isso, para já, tenho duas caixas (mas o número tem tendência a aumentar =) ).

As linhas Anchor estão numa caixa da Coats e as linhas DMC estão numa caixa da DMC, que tem uma lista para assinalar todos os números de linhas que a caixa contém.

Caixas organizadoras: caixa Coats (à esquerda) e caixa DMC (à direita).
Relativamente às linhas Madeira, que também uso, como vêm em blisters (e não em meadas) a partir do qual se puxa a linha, e estão sempre devidamente identificadas, limito-me a guardá-las numa caixa de cartão e coloco no interior da tampa da caixa uma lista das cores que possuo.

2. Dossiê Organizador (DMC)

Há algum tempo experimentei os dossiês organizadores de linhas DMC.
Os dossiês são capas de argolas A4, nas quais se colocam umas bolsas plásticas com divisórias para os arcos com as meadas das linhas DMC.

Dossiê Organizer DMC
(picture from here)
 
Bolsa para arcos
(picture from here)







Os arcos permitem colocar a meada DMC sem ter que a desmanchar (como acontece com as placas de plástico) e a etiqueta com o número da linha é aquela que vem com a meada e encaixa numa aba lateral do arco.
Os arcos são vendidos em embalagens de 10 unidades. Têm a desvantagem de ser mais caros do que as placas plásticas da DMC.

Arcos para meadas DMC
Apesar de ser um método bem prático de organização de meadas, confesso que não é o meu preferido, até porque nem todas as retrosarias vendem este material.

3. Argolas Madeira

As argolas Madeira são umas argolas plásticas, que se abrem e prendem, na parte superior, os blisters das linhas Madeira que se estão a utilizar num determinado trabalho.
São extremamente práticas e custam, mais ou menos, o mesmo que uma meada de linha Madeira.
Uso-as sempre que trabalho com esta marca de linhas.

Meadas Madeira organizadas numa argola da marca

 4. Bolsas para placas de linhas

Quando retiro da caixa organizadora as placas com as linhas que vou usar num determinado trabalho, gosto que estas estejam visíveis, organizadas, separadas especificamente para esse trabalho e se mantenham limpas.

Por isso, comprei umas bolsas plásticas, normalmente utilizadas por colecionadores de moedas ou selos ou para guardar slides. Cada bolsa tem 20 divisórias com as dimensões exatas de cada placa de linha.

Encontrei estas bolsas à venda numa papelaria e são bem baratinhas. São ótimas! =)

Bolsa organizadora de placas de linhas Anchor ou DMC

5. "Cavalinhos" organizadores de linhas (DMC)

Quando faço alguns bordados e quero organizar os fios, cortando-os de acordo com a quantidade que será necessária (como se de um kit de ponto cruz se tratasse), de forma a não estar sempre a transportar as placas de linha comigo, utilizo os "cavalinhos" organizadores da DMC.

Cavalinhos DMC organizadores de fios para bordar
Cada "cavalinho" tem 14 orifício numerados, para 14 linhas diferentes. Em cada orifício prendo a quantidade de linha que vou precisar. Habitualmente, corto cada fio com cerca de 40-50 cm. No gráfico, junto à legenda das cores, escrevo o número do orifício do "cavalinho" em que a linha se encontra.

Estes organizadores são uma mais-valia durante as viagens, quando não queremos andar carregados com todas as linhas.

6. Organizar sobras de linhas

Sempre que se borda, sobram linhas que podem ser desperdiçadas (mas as linhas são caras e devemos poupá-las ao máximo) ou enrolá-las à volta da placa de linha correspondente (apesar de dar um ar pouco arrumado às linhas).

Eu tenho um método diferente. Comprei uns saquinhos plásticos, transparentes, com fecho hermético (tamanho 6 x 9 cm), onde guardo as sobras de cada linha separadamente. Em cada saco colo uma pequena etiqueta adesiva com a indicação da marca e do número da linha.

Organização de sobras de linhas
Depois, guardo esses saquinhos numa caixa de cartão e faço uma lista das cores guardadas. Quando começo um novo bordado com uma linha e existe algum saquinho com sobras desse fio, começo sempre por gastar as sobras.
Se as sobras de um saquinho acabarem, retiro-lhe a etiqueta e passo a utilizá-lo para guardar linhas de outra cor. Portanto, tudo se rentabiliza!!! =) No poupar é que está o ganho!

Saquinhos herméticos com sobras de linhas
Desta forma, as cores da linha estão visíveis, sei sempre o número e a marca da linha, mantenho-a separada das restantes sobras e limpa para poder ser aproveitada.

Estes saquinhos vendem-se em embalagens de 100 unidades e são muito baratinhos, as etiquetas também são baratas.

E então, o que acham destas ideias de organização?
Como é que fazem para organizar as linhas e as sobras de fio?

Partilhem comigo a vossa experiência? =)

♥♥
 O Ateliê de Ponto Cruz by Madalena Santos também está no

12 comentários:

  1. eu sempre guardo linhas enroladas assim como tu tens nas caixas plásticas. já são três caixas completas e cabiam lá todas cores,mas agora que saíram novas cores na DMC já não devem caber lá..as sobras nunca guardo a parte,ficam enroladas nas mesmas placas de meada.Não sei se já viste a minha organização das coisas ,no outro dia mostrei muitas fotos

    ResponderEliminar
  2. Madalena, seu post está maravilhoso. Aqui no Brasil não tem alguns intens que você mostrou e mesmo as plaquinhas plásticas não é sempre que encontro.
    Amei sua coleção de linhas, um verdadeiro luxo! Um grande bj

    ResponderEliminar
  3. onde no RJ eu consigo comprar essa cx organizadora p as linhas? bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá. Para alguém com tanta experiência. De certeza que me sabe responder a minha duvida. Recebi um monte de linhas da DMC com algum aninhos da minha mar. Para aí 10 anos. Os números da dmc mudaram? São o mesmos? Se mudaram onde está a tabela de conversão? Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Os números da DMC não mudam. O que pode acontecer é um determinado número de linha ter deixado de ser produzido. Se procurar os números das linhas numa tabela da DMC e o número já não constar é porque foi descontinuado. Logo, só deverá utilizar a linha num pequeno bordado uma vez que não encontrará a linha à venda.
      Espero ter ajudado. Continuação de bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Bom dia,como faço para comprar aqui no Rio De Janeiro essa caixa organizadora de linha,Já tenteie não acho.
    E se for em algum site como faço?GRATA ELIZ.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia,como faço para comprar aqui no Rio De Janeiro essa caixa organizadora de linha,Já tenteie não acho.
    E se for em algum site como faço?GRATA ELIZ.

    ResponderEliminar
  7. Gostaria de saber como obter a caixa separadora de linhas para bordar ponto cruz.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite. Tenho um grande problema de arrumação das minhas linhas, estas duas soluções são boas, onde posso adquirir tanto as caixas como a pasta?

    ResponderEliminar
  9. Parabéns! Adoro uma bela organização. A sua é belíssima.

    ResponderEliminar