domingo, 31 de agosto de 2014

♥ :: Curso básico de ponto cruz com Wagner Reis - Feedback :: ♥

Olá a todos(as)!

Espero que tenham tido um bom fim de semana. Por aqui esteve muito calor, muito sol... enfim, esteve verão! =) Pena é que, a partir de quarta-feira, já regresso ao trabalho.

Hoje, tal como havia prometido, venho dar-vos o meu parecer sobre o kit Ponto Cruz com Wagner Reis (DVD e apostila).


Confesso que vi o DVD no próprio dia em que o recebi e que já vi cada detalhe da apostila vezes sem conta, mas surgiram tantas coisas para fazer que fui deixando o tempo passar.
 
Para quem não conhece, Wagner Reis é brasileiro e tem vindo a levar a cabo um projeto que visa o ensino da arte do ponto cruz, de forma simples e com o avesso perfeito, a partir de diversos vídeos que tem publicado no seu canal do youtube (ver aqui). Há algum tempo, Wagner fez uma parceria com a Vitrine do Artesanato e publicaram este curso básico de ponto cruz. No entanto, apenas é possível comprar este kit no Brasil e, para o poder adquirir, tive a preciosa ajuda da minha amiga Fernanda Prevedello, que intermediou a compra.
 
O DVD tem apenas 50 minutos pelo que não podemos esperar que aborde todas as questões relacionadas com o ponto cruz. Todavia, fala do essencial, de todos os aspetos que alguém que se quer iniciar nesta arte deve saber. O Wagner utiliza uma linguagem muito simples, o que torna todas as instruções fáceis de compreender.
 
Ao longo do DVD são abordados aspetos como:
  • materiais fundamentais para bordar ponto cruz;
  • início e remate do ponto cruz;
  • técnica do avesso perfeito;
  • técnica do "pingado" (utilização de canetas hidrossolúveis para marcação dos pontos a bordar);
  • contorno (ponto linear);
  • nó francês;
  • dicas (centralização do bordado; lavagem dos bordados; acabamento; compra de materiais; tempo de trabalho; número de linhas a utilizar; etc.).
Chamo a atenção que Wagner foca a sua atenção no avesso do bordado, que deve ser perfeito, ou seja, ter todos os pontos na vertical. Para o autor é indiferente a direção que assumem os pontos que estão no lado direito do trabalho.
No entanto, no meu caso, para além do avesso ser perfeito, a frente do tecido também tem que ser perfeita, ou seja, os pontos devem ser bordados na mesma direção. Por exemplo, no meu caso, a metade do ponto cruz que fica em baixo está sempre inclinada para a direita (/) e a metade do ponto cruz de cima fica voltado para a esquerda (\). Há bordadeiras que fazem ao contrário, mas o que importa é que fiquem todos os pontos orientados da mesma forma.
 
A apostila apresenta-se como uma revista com cerca de 34 páginas, fabricada em papel ligeiramente plastificado, resistente ao manuseio e com uma impressão fantástica das imagens. No seu interior encontramos:
  • uma breve abordagem histórica desta técnica;
  • métodos de bordado de ponto cruz;
  • três explicações sobre formas de iniciar e arrematar o bordado;
  • materiais para bordar ponto cruz;
  • dicas para iniciantes;
  • breve abordagem das técnicas do "pingado" e do avesso perfeito;
  • muitos gráficos lindos e variados;
  • uma rápida entrevista ao autor do curso.
Na minha opinião, ficaram a faltar alguns pontos que seriam interessantes (talvez surjam num segundo DVD), nomeadamente:
  • como interpretar um gráfico;
  • como guardar restos de linhas que sobram dos bordados;
  • associar números de marcas de linhas às legendas dos gráficos da apostila;
  • formas de aplicação de bordados de ponto cruz (desde peças prontas a bordar a ideias de costura ou ligação a outras técnicas artesanais).
De um modo geral, estou muito satisfeita com a minha compra. Não me desiludiu nem um pouco e sou a primeira a recomendar a aquisição deste kit por quem quer aprender esta arte.
 
Claro que poderão estar todos(as) a perguntar: mas se sabes bordar ponto cruz, por que razão compraste um DVD para iniciação?
 
É uma boa pergunta, sim senhor(a)!
Em primeiro lugar, nunca se sabe tudo sobre uma técnica e eu sou uma grande fã do Wagner, assisto a todos os vídeos do seu canal, e já aprendi muitas coisas com ele.
Em segundo lugar, é um bom "manual" para ter por perto e emprestar às amigas quando querem aprender a bordar. Em Portugal não existe nada parecido!
 
Espero ter sido clara na minha avaliação sobre este curso básico de ponto cruz.  
Desculpem este post tão longo, mas não há forma de falar sobre este tipo de material de forma breve e absolutamente clara.
 
Deixem os vossos comentários! =)
 
 O Ateliê de Ponto Cruz by Madalena Santos também está no

Sem comentários:

Enviar um comentário