sábado, 9 de agosto de 2014

♥ ::Sweet Magnets:: ♥

Olá a todos(as)!
 
Hoje, vim desvendar o destino que dei aos dois bolinhos bordados (ver aqui e aqui).
 
Ora, todos sabemos que para manter os bolinhos frescos e deliciosos os devemos guardar no frigorífico. Por esse motivo, transformei os bolinhos em ímanes para o frigorífico! =)

 
 
Fazer ímanes em ponto cruz é bem simples, apesar de ter várias etapas.
Vou deixar-vos um passo-a-passo bem simples de seguir.
 
 
Material:
- pequeno motivo bordado em ponto cruz;
- termolina leitosa;
- cola líquida UHU ou cola de contacto;
- folha magnética ou íman;
- pincel.
 
 
Procedimento:
 
1) Bordar um motivo em ponto cruz, de tamanho pequeno ou médio, e passa-lo cuidadosamente a ferro.
Eu optei por bordar estes pequenos gráficos da coleção Sweet Temptation da DMC que ficam com um tamanho, aproximado, de 7,5 X 7,5 cm (em tela Aida 14 count.). No entanto, poderia ter bordado um esquema mais pequeno. O que não faltam são propostas engraçadas para fazer ímanes de frigorífico.
 
 
2) Depois de finalizado o bordado, aplica-se termolina leitosa (usei da marca Acrilex), com a ajuda de um pincel, sobre ele e à sua volta, na frente e no avesso, e deixa-se secar. Após secagem (mais ou menos 12 horas), repete-se uma vez mais este procedimento. Desta forma, o bordado vai ficando mais resistente, como se estivesse ligeiramente plastificado.
 
NOTA: Se não encontrar à venda termolina leitosa, poderá, num recipiente, fazer uma solução com uma parte de cola branca para duas partes de água e mergulhar o bordado. Assim que o bordado estiver bem embebido na mistura, retira-se e deixa-se secar. Depois de seco, aplica-se cola branca sobre o bordado e à sua volta, na frente e no verso, e deixa-se secar outra vez.


3) Depois do bordado estar ligeiramente plastificado, aplica-se cola líquida ou cola de contacto (eu usei cola líquida UHU) no seu avesso, e em uma ou duas quadrículas da tela na margem do bordado, e cola-se sobre uma folha magnética, no lado sem magnetismo (que não adere ao frigorífico).
 

4) Depois de seco, recorta-se o excesso de tela e de folha magnética, deixando uma quadrícula de tela como margem do íman. A folha magnética é bastante fina e flexível, o que facilita muito o recorte com qualquer tesoura.


5) E o íman ficará assim:
Frente e avesso
 
As folhas magnéticas nem sempre são fáceis de encontrar (eu encontrei esta, tamanho A5, numa loja chinesa, mas foi a primeira vez que vi à venda), apesar de serem bastante baratas (cerca de 0,90€). Se optar por utilizar um íman, deverá, depois da segunda secagem do bordado, recortar de imediato o excesso de tela. Depois, aplica a cola líquida ou cola de contacto no íman e coloca o íman no avesso do bordado. E está pronto!
 
Aqui fica o pormenor dos dois ímanes que fiz.
 
E então, o que acharam deste destino para os deliciosos bolinhos que bordei?
Já tinham experimentado fazer ímanes? Utilizam esta técnica?
 
Partilhem comigo as vossas experiências.
Bom fim de semana. =)
 
 O Ateliê de Ponto Cruz by Madalena Santos também está no


4 comentários:

  1. Acho que ficaram muito lindos e bem adequados! Adorei a ideia! Parabéns!
    Quanto aos ímanes, também gosto de fazer, mas depois do bordado pronto, lavo-o, passo a ferro e passo cola branca pela frente e por trás. Deixo secar, colo-o num bocadinho de cartolina ou num papel mais grosso, recorto-o e só depois é que colo um pouco de fita magnetizada por trás (é o ímane em tirinhas, como se fosse fita cola).
    É muito simples e ficam bem giros... já dei como presente a muitas crianças (elas adoram) e a adultos, também!
    Se quiseres e puderes dar uma espreitadela no meu cantinho, verás alguns exemplares! :)
    Beijinhos e obrigada por esta deliciosa partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelas dicas.
      Vou visitar o seu cantinho para ver os ímanes e restantes trabalhos.
      Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Olá! Estou a adorar o blog! :) Uma pequena sugestão, podes usar cola branca (que fica muito mais barato, pelo menos aqui em Portugal) em vez da termolina leitosa. Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. P.s. - Só li depois o comentário em cima...Não ponho a cola branca na parte da frente, ponho só atrás! Porque na frente fica uma peliculazinha e acho que não fica um ponto de cruz "verdadeiro" mas sim adulterado! ;)

    ResponderEliminar