sexta-feira, 12 de setembro de 2014

♥ :: Aperture card: skiing penguin :: ♥

Olá a todos(as)!

Como já devem ter reparado, voltei ao trabalho, pelo que não tenho tido muito tempo para vir aqui mostrar os pontinhos que me ocupam os poucos momentos que sobram dos meus dias tão cheios.

Desta vez, comecei a fazer alguns miminhos para oferecer ou enviar no Natal. O primeiro foi um postal com um pinguim esquiador, bem natalício. :-)

Este postal foi um kit oferta da revista TWOCS #207. Como não tirei nenhuma foto inicial do kit, deixo-vos com uma foto tirada pela Fernanda do Portal do Ponto Cruz.


Como podem ver na foto, o kit oferecia o postal com abertura e o envelope para finalização. Então, fiquei com a ideia de criar um tutorial de como finalizar este postal, depois de bordar o pinguim, lavar e passar a ferro (pelo avesso). É isso que vos deixo hoje! :-)

1. Vamos precisar dos seguintes materiais: bordado com o tamanho da abertura do postal, postal em cartolina com abertura, envelope para o postal, tesoura, fita-cola dupla face e alfinetes de costura.


2. Depois de cortar o tecido do bordado, de forma a caber no postal (neste caso o tecido vinha com a medida certa), centraliza-se o bordado na abertura do postal e colocam-se alfinetes a marcar os limites do bordado na abertura.


3. No avesso do postal, à volta da abertura, colocamos tiras de fita-cola dupla face e retiramos as tiras protetoras da fita-cola.


4. Centralizamos o bordado na abertura do cartão, com a ajuda dos alfinetes, pressionamos o postal contra o tecido para o fixar. Retiramos os alfinetes, alisamos e pressionamos novamente o tecido para que fique bem colado.


5. No avesso do postal, colocamos fita-cola dupla face à volta da metade que vai ficar por trás do bordado, retiramos as proteções e colamos essa metade à metade em que colamos o bordado.

O meu postal tinha a metade que fica atrás do bordado branca, por isso, não tive que ter outros cuidados. Se fosse de outra cor, teria que colar cartolina branca na metade do postal que tapa o avesso do bordado (ou colocar entretela de colar mais grossa no avesso do bordado) e apenas depois seguir o passo anterior, para não estragar o efeito pretendido, vendo-se a cor do postal por entre os buracos do quadrilé.


6. Pressionamos a metade de postal que vai ficar atrás do bordado contra a metade que tem o bordado, de forma a que fiquem bem coladas. E já está! :-)


E então, o que acham do resultado final? Confesso que não segui fielmente o gráfico. No gorro de Natal optei por colocar missangas no lugar de nós franceses. Desta forma, o bordado ganhou relevo e ficou mais apelativo e com um toque ainda mais especial. :-)

Deixem os vossos comentários! :-)

Podem, também, assistir a um vídeo da CrossStitch TV que é de grande ajuda: How to mount cross stitching in an aperture card.

Bom fim de semana! :-)

 O Ateliê de Ponto Cruz by Madalena Santos também está no

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigada! Beijinhos e bom fim de semana! :-)

      Eliminar
  2. Parabéns!!! Ficou adorável!
    E a ideia de usar miçanga foi excelente.
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! As missangas deram um toquediferente e festivo ao postal.
      Beijinhos e bom fim de semana! :-)

      Eliminar
  3. Olá, Madalena.
    Amei a ideia, muito criativo, eu adoraria ganhar um postal desse no natal, é uma linda lembrança ;)
    Conheci o blog através da sua pagina no face, também trabalho com ponto cruz, uma das minha paixões diárias, rs! Quando tiver um tempinho passa pra conhecer meu trabalho.
    Bjsss!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Patrícia.
      Muito obrigada pela sua visita ao blogue. desculpe só responder agora mas estive um pouco afastada devido a excesso de trabalho.
      Claro que quero conhecer o seu trabalho. Diga-me qual é o seu blogue e/ou página de facebook para que eu possa visitar.
      Beijinhos.

      Eliminar
  4. Que lindo :D muito fofo mesmo, adorei :) bjs

    ResponderEliminar